FAQ

Perguntas Frequentes

Florais de Bach são remédios naturais feito com flores retiradas da natureza da região da Inglaterra que tem a função de trazer equilíbrio emocional de forma simples, prática e econômica. São florais de Bach por receberem o nome do criador desse sistema, Edward Bach, que foi um médico inglês que dedicou os últimos anos da sua vida para contribuir com a medicina natural.

Os florais de Bach vão atuar no nosso corpo emocional harmonizando e proporcionando equilíbrio e bem estar.

Para ilustrar como os florais funcionam, na terapia floral floral sempre usamos a expressão: “peel the onion” que em português é “descascar a cebola”. Quando cortamos uma cebola no meio podemos ver várias camadas. O uso dos florais vai ajudar a “descascar”, tirar camadas tensas que estão impedindo nosso Eu Superior de se manifestar em sua totalidade. Nossa essência fica tão oculta por excesso de crenças, comportamentos viciados e identificação com o ego que depois de um tempo entramos em colapso e já nem sabemos quem somos e onde nos perdemos.

Portanto, cada flor do sistema do Dr Bach trata um estado emocional ou traços de personalidade que quando em desequilíbrio dificultam nossa livre expressão.

De uma forma simples, quando falamos de personalidade, podemos dizer que temos um lado luz e um lado sombra.  Essa dualidade é saudável para vivermos, aprendermos e evoluirmos no planeta Terra. Muitas vezes, por algum motivo, nos desequilibramos e damos mais ênfase à sombra, ao que é negativo.

Podemos contar nesses momentos com ajuda das essências florais que atuarão neste campo emocional para florescer novamente nossas potencialidades e darmos mais ênfase à nossa luz.

Nesse vídeo lá no Youtube eu já falei sobre isso. Dá uma olhadinha: https://youtu.be/wf-8KRAPAo0

Por se tratar de remédios que trabalham com a parte vibracional da planta e não de princípio ativo, hoje em dia, ainda é muito difícil provar a eficácia dos florais com equipamentos que dispomos hoje. No entanto, a eficácia é vista por cada pessoa que se propõe a utilizar os florais de forma correta seguindo orientações terapêuticas adequadas.

É um sistema criado na Inglaterra nas décadas de 20-30 por Edward Bach que foi um médico muito conceituado que percebeu que não adiantava cuidar apenas dos sintomas dos pacientes sem cuidar também da causa de suas doenças.

Em 1930, abandonou seu trabalho em consultório para se dedicar a buscar na natureza a cura e restabelecimento da saúde pois acreditava que o Criador havia deixado a nossa disposição as respostas necessárias para trazer de volta o equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual.

Dr Bach acreditava que era necessário tratar o doente e não a doença e que o problema de cada pessoa deve ser avaliado individualmente. Percebia que as pessoas que tinha um olhar mais positivo para a vida não adoeciam mesmo em ambientes onde pessoas doentes estavam presentes ou se curavam mais rápido do que aquelas que se sentiam amarguradas, ressentidas, pessimistas e carentes, por exemplo.

Portanto, ao perceber que o paciente adoecia por um modo equivocado e desequilibrado de pensar ou agir, e que consequentemente esse pensamento/atitude o levava a sentir determinada emoção, precisava encontrar algo que fosse tão sutil quanto essas emoções, algo que fosse capaz de reequilibrar o que estava em desajuste.

Na natureza, encontrou as flores, e se empenhou em estudar e analisar aquelas que tivessem um grande poder vibracional que traria para o paciente a cura necessária.

Pensamentos frequentes que geram dúvida, incertezas, raiva, ressentimento, sensação de solidão, baixa autoestima, ciúmes, inveja, culpa, tristeza nos levam a virar numa frequência negativa.

É normal e saudável nos sentirmos triste, com dúvidas, raiva, magoados entre todas os outros exemplos acima. O que nos faz mal é afundarmos nessas emoções por um período longo.

Alegria, otimismo, compaixão, auto perdão, calma, paciência e leveza por exemplo são exemplos de estarmos vibrando numa frequência positiva.

Os florais são preparados na Inglaterra e depois exportados para o mundo todo.

Os fabricantes buscam as flores do sistema na natureza nas primeiras horas da manhã e quando ainda estão no seu clímax, no máximo desabrochar. As flores que desabrocham no verão são colocadas em um recipiente de vidro com água mineral, de preferência de alguma fonte próxima ao local de produção e ficam expostas ao sol por 3 horas. Esse processo é necessário para que a energia vital da flor ou planta seja passada para água. Depois, essas flores são retiradas do recipiente e a água energizada é passada para um frasco de vidro âmbar. A isso é adicionado Brandy (conhaque) numa  mistura de 1:1, ou seja, se utilizarem um frasco de 10 litros, 5 litros é de água energizada com o fluido da flor e outros 5 litros com o conhaque. Essa primeira mistura é conhecida como Tintura-Mãe.

O outro modo de fabricação é feito por fervura utilizando as flores e plantas que desabrocham ou estão mais vivas no inverno. Essas flores/plantas são recolhidas na natureza, colocadas em um panela com água e passam pelo processo de fervura por 30 minutos. Então, essas flores são retiradas e o processo de armazenamento é o mesmo citado no anterior.

Com essa Tintura-Mãe pronta, os florais passam por mais uma diluição onde são fracionadas em frasquinhos de 10 ou 20 ml que são os chamados CONCENTRADOS (Stock Bottle). Em um frasquinho de 20 ml são adicionados 2 gotas da tintura-mãe e acrescenta-se 20 ml de conhaque.

São esses frasquinhos que as farmácias e os terapeuta florais utilizam para preparar a fórmula do cliente.

São 38 flores e mais uma fórmula de emergência chamada Rescue Remedy que já é composta por 5 flores desse sistema. Os 38 florais são divididos em 7 grupos de acordo com suas funções, sendo eles: 

  1. medo

  2. incerteza

  3. desinteresse no presente

  4. solidão

  5. sensibilidade a influências e ideias externas

  6. desespero e desânimo

  7. excesso de cuidado pelo bem estar do outro

Para conferir o que cada um deles pode fazer por você, clique aqui

Rescue Remedy é uma fórmula que já contém 5 flores do sistema de Bach que são:

  • Cherry Plum (descontrole emocional,histeria, impulsividade, nervos à flor da pele)

  • Star of Bethlehem (perda, luto, choque)

  • Impatiens (impaciência, agitação, ansiedade, tensão física e mental)

  • Clematis (confusão mental, pensamento distante, desmaios)

  • Rock Rose (medo, pavor, choque, pânico)


Que podem e devem ser usados em situações de choque emocional como ter presenciado ou vivido um acidente, desmaios, receber uma notícia inesperada, vivenciando um luto, síndrome do pânico, estresse, perda repentina de alguém especial, enfim. Sempre que não temos muito tempo a pensar e precisamos resgatar a pessoa de uma emoção muito densa e que se encontra em desespero.

Sempre que você viver fases de tensão, agitação e outras situações citadas acima não se restrinja a usar o Rescue apenas em momentos de crise. Se é uma fase que vem se prolongando, use todos os dias por um ou 2 meses até essa fase pior passar. Veja mais informações a seguir.

Independente de comprar o floral concentrado ou manipulado na farmácia, deve-se tomar 4 gotas 4 x ao dia por um ou 2 meses que é um tempo razoável de utilização para pessoa se recuperar.

Em situações em que se acabou de receber uma notícia, pode-se tomar da mesma forma citada acima ou então adicionar 4 gotas num copo com água e beber pequenos golinhos em pequenos espaços de tempo como: de 2 em 2 minutos e ir aumentando durante o dia para goles de 5 em 5 minutos.

Podemos utilizar até 6 ou 7 essências florais por mês. Mais que isso o nosso organismo não consegue assimilar todas as informações e não alcançamos em perfeição o objetivo pretendido.

Não.  Sei que ao ler sobre cada um dos florais pode gerar bastante ansiedade porque nos identificamos com todos praticamente (risos) mas isso é normal. Se você for escolher seus próprios florais se mantenha em até 6 essências.

Não. A farmácia vai manipular todos juntos num único frasco e desse frasco você vai tomar suas doses mágicas de floral ;D Mais simples do que você imaginava!

A posologia padrão para utilização de florais manipulados na farmácia ou quando o terapeuta floral prepara para o cliente é 4 gotas 4 vezes ao dia na língua,  sublingual ou diluído em copo de água. Uma sugestão de uso é tomar ao acordar, na hora do almoço, janta e antes de dormir.

Coloque um relógio pra despertar pois até criar o hábito de tomar corretamente os florais, esquecemos de tomar vez alguma dosagem. Com despertador não tem erro!

Quando utilizamos os florais concentrados (stock bottle)  a dose é de 2 gotas 4 x ao dia diretamente na língua, sublingual ou adicionados num copo com água.

Alguns terapeutas recomendam pingar as gotinhas da stock bottle em uma garrafa com água e tomar ao longo do dia. Mas isso é variável e cada profissional adapta como preferir para cada cliente.

Observação: Tomar mais gotas por vez não vai acelerar o processo. O que faz diferença na terapia floral é a frequência de uso.

Os florais de Bach devem ser utilizados para restabelecer nossa saúde emocional ao tratar traços de personalidade e estados emocionais em desequilíbrio como: depressão, tristeza, medo, ansiedade, raiva, culpa, indecisão, etc. Todas essas condições não nos define e não é o que somos de verdade. São coisas que nos acontece e podemos escolher como reagir. Qual lente você quer usar?! A lente da negatividade que só encontra mais problemas ou uma lente mais positiva e feliz que apesar dos obstáculos não se deixa abalar?!

Quando estamos vibrando numa frequência mais baixa e negativa tudo fica mais difícil. Já percebeu isso?

Cada um dos florais é responsável por equilibrar todas as possíveis emoções negativas que sentimos ao longo da vida e despertar dentro de nós a potência criativa  positiva contrária àquela emoção que estava sendo tratada. Por exemplo, digamos que você está vivendo uma fase que sente muita ansiedade e irritabilidade. Existe um floral específico para isso capaz de despertar em você a qualidade oposta que no caso é tranquilidade e paciência.

Dr Bach como já mencionei em algumas perguntas acima, acreditava que um estado emocional saudável era a chave para prevenir doenças ou mesmo quando já adoecidos, ajudar a nos recuperar mais rápido.

Não precisamos esperar adoecer para utilizarmos florais. Eles são uma ótima ferramenta de autoconhecimento e prevenção tanto física quanto emocional.

Não. Na homeopatia existe o conceito da Lei dos Semelhantes. Por exemplo, quando você tem alergia a pólen e procura a homeopatia para te auxiliar, o médico ou farmacêutico vai te receitar um remédio feito exatamente de pólen pois assim seu corpo será capaz de criar defesas suficientes para que você se tornar resistente e não sofra mais com alergia causada pelo pólen.

Já os florais de Bach são focados no nosso campo emocional e utiliza flores com qualidades opostas e não semelhantes como na homeopatia. Portanto, um cliente em quadro depressivo terá auxílio de um floral que terá a qualidade oposta à tristeza. Uma flor capaz de despertar dentro desse cliente a alegria e vontade de viver.

Sim, nas crianças o efeito é visto mais rápido pois todas aquelas aquelas camadas que falei na pergunta 2 ainda estão sendo formadas. As crenças ainda estão sendo formadas, portanto, eles estão mais entregues ao tratamento do que um adulto que já formou diversas crenças e resistências.

Gestantes também podem utilizar os florais de Bach pois tudo que a mãe sente o filho também sente. Se o período de gravidez é um período marcado por muitas dificuldades, falta de apoio, estresse, medos, raiva, baixa autoestima, o bebê certamente sentirá e isso refletirá na vida dele de alguma forma. Nesse caso, tanto a mãe e o bebê já são auxiliados com as vibrações das essências florais.

Muitas pessoas não sabem, mas ANIMAIS (pequeno e grande porte) e PLANTAS podem receber ajuda dos florais.  

Por exemplo, um cachorrinho que é resgatado de uma situação de abandono e maus tratos, ao ser incluído numa nova família pode sofrer para se adaptar e demonstrar o medo e raiva através de comportamentos negativos como morder os donos, rosnar, latir muito, ser muito arisco e desconfiado. Enfim, seus donos administrando os florais certos pelo tempo correto, em questão de um ou 2 meses já percebem mudanças significativas.

Assim, que lembrar pode tomar a dose esquecida mesmo que coincidir com o horário da próxima dose.

Não. A única informação que precisa ser dita é que por serem formulados com conhaque, pessoas que por conta da religião ou alcoolismo e que estão em processo de reabilitação devem se atentar se estiverem fazendo o tratamento sozinhos pois mesmo que a quantidade de álcool seja pequena, nesses casos pode não ser benéfico por questão cultural ou médica.

Nesses casos, é possível solicitar na farmácia de manipulação que o veículo em que o floral será produzido seja água, glicerina ou mesmo vinagre de maçã na mesma proporção que seria feito se utilizasse o conhaque (brandy).

Se for comprar o floral concentrado (stock bottle) ver se é possível encontrar sem álcool.

Uma outra alternativa nesses casos é toda vez que for utilizar os florais pingar as gotas em alguma bebida quente como chá, café ou leite quente pois o álcool evapora.

Não. Porém, algumas pessoas mais sensíveis às essências florais sentem algum desconforto que julgam ser um efeito colateral erroneamente. Nesses casos se faz muito importante a avaliação e acompanhamento com um terapeuta floral pois o impulso da pessoa é parar o uso do floral.

O que acontece é que por sermos complexos e ainda não termos uma boa inteligência emocional, não entendermos bem nossas emoções, quando utilizamos o floral (que buscamos pra trazer bem estar) e acontece o oposto, ou seja, nos sentimos pior, mais ansiosos ou mais irritados, automaticamente dizemos que o culpado é o floral. A função do floral é HARMONIZAR o que em alguns casos significa jogar fora, limpar para que o equilíbrio seja restabelecido.

Se isso acontecer com você NÃO SE PREOCUPE. Tudo já estava ai dentro e uma hora ou outra já ia sair. Os florais só anteciparam. Busque um terapeuta floral para não passar por isso sozinho caso acontecer com você.

Não. Todos temos nosso lado positivo e negativo. Os florais só vão valorizar aqueles aspectos positivos da nossa personalidade que muitas vezes não conhecíamos. Portanto, uma pessoa que é egoísta e só pensa em si mesma, ao utilizar o floral correto pode descobrir um lado da própria personalidade que ainda desconhecia que é ser generoso e compassivo.

Todos temos aqueles pontos fracos que sempre vamos cair vez ou outra. Podemos sempre contar com os florais para reconhecermos outras verdade a nosso respeito. Isso ajuda a despertar nossa consciência e expandirmos nosso autoconhecimento. Nada é estático. Tudo é dinâmico. Então, nunca deixe que ninguém te defina  como isso ou aquilo e nem você mesmo se autodenomine como uma pessoa imutável pelo resto da vida. Muita gente pensa: “eu nasci assim e assim eu vou morrer, não tem jeito”. Conforme dito acima, podemos ampliar os aspectos positivos e diminuir os negativos. Ampliando as qualidades podemos experimentar a vida de uma nova forma. Tente!

Não. Porém, se por exemplo, você tem uma gastrite causada por uma personalidade nervosa e preocupada. Ao restabelecer o equilíbrio com os florais e reconexão com sua  essência, consequentemente, terá auxílio na parte física também, evitando que tenha outras dores ou desenvolva outras doenças. E isso vale para todas as doenças psicossomáticas, que são aquelas causadas por distúrbios emocionais.

O terapeuta floral é alguém que se identifica muito com trabalhos energéticos e emocionais que trarão bem estar físico, mental, emocional e espiritual para o cliente.

É um profissional que, para atingir a excelência, se especializou e estudou bastante para aprender sobre os florais, compreender as emoções humanas, que busca sempre se melhorar e evoluir.

É alguém responsável, ético, que é um bom ouvinte para você conversar, desabafar, ter uma palavra amiga para aqueles momentos mais difíceis e que após a sessão te indicará o floral mais adequado para transformar emoções negativas em positivas.

Quando estamos doentes ou abalados emocionalmente é necessário um profissional capacitado que avaliará a questão trazida para a sessão e que por não estar emocionalmente envolvido terá maior clareza e discernimento para trilhar um caminho dentro da terapia floral.

Além disso, quando se faz uso de florais sem acompanhamento terapêutico o cliente está desprevenido e pode ficar perdido sem saber que rumo tomar caso sinta algum desconforto e decida parar por não saber lidar com possíveis incômodos (crises de cura) ou mesmo quando diz não estar sentindo os benefícios dos florais. Se você selecionou seus próprios florais e não sente resultados é bem provável que tenha feito más escolhas que não atendam suas necessidades. E o que é mais comum depois disso é  você decidir que florais não funcionam. PÁRA JÁ COM ISSO e vem para sessão. Floral é para todo mundo.

Não. Após a sessão te mando um email com sua fórmula  e você é responsável por encomendar em uma farmácia da sua confiança.

Não. Como meu trabalho é todo online e floral de Bach está difundido em muitas nacionalidades, eu consigo atender pessoas de qualquer parte do mundo. Se no país que você residir não houver farmácia de manipulação como temos no Brasil, eu te ensino a manipular a sua fórmula floral. Pode ser que fique um pouco mais custoso financeiramente pois você terá que adquirir cada um dos florais da receita mas ainda assim terá ajuda dos florais. No Brasil e em outros países (como Itália, Espanha e Portugal) temos a vantagem das farmácias manipularem essas fórmulas tornando o tratamento mais prático e econômico.

Você pode encontrar facilmente em farmácias de manipulação homeopática da sua cidade.

Já os florais concentrados (stock bottle) são encontrados na internet ou em algumas farmácias grandes de cidades maiores como Campinas, São Paulo, Rio de Janeiro e etc.

Não, pois como eu atendo pessoas de todas as partes do Brasil e do mundo não tenho informação de quais são confiáveis.

Tem diversas marcas no mercado como Healing Herbs, Bach Original, Crystal Herbs e Uniflowers.

Um frasco de floral de 30 ml manipulado na farmácia se utilizado conforme recomendação já sugerida neste FAQ, durará por volta de 25 dias.

Eu já utilizei os de Bach e dos do Joel Aleixo e por experiência própria afirmo que funcionam. Apesar de não ter feito uso ou estudado ainda outros sistemas acredito que funcionem por inúmeros relatos de diversas pessoas.

Recomendo que se ficar na dúvida, que você teste por você mesmo para saber se será bom ou não para você.

Não. Também trabalho com florais alquímicos do Joel Aleixo.

Sim. Você pode e deve continuar tomando seus medicamentos normalmente. Os florais entram como um complemento para ajudar ainda mais no seu tratamento em andamento sem nenhum prejuízo.

O tempo para sentir os benefícios varia de pessoa para pessoa pois cada um sente as coisas de uma forma diferente.

Recomendo que você veja esse vídeo lá do meu youtube.

Além disso, se não tomar ou esquecer de tomar seu floral, você não terá os resultados que busca. Um outro ponto é saber se os florais que você está tomando são os mais indicados pra você caso tenha feito essa escolha sozinho.  

No geral, digo que em 1 mês se usado de forma correta você sentirá os benefícios.

E seja também um pouco paciente. Utilizar florais não é igual você tomar um analgésico quando está com dor de cabeça que é possível sentir uma melhora palpável em questão de minutos.

Quando falamos de emoções, nossa percepção é ainda muito baixa e requer um tempo extra para avaliarmos o funcionamento dos florais.

Persista pois leva alguns meses até colocar tudo em ordem. Seus problemas emocionais não surgiram do nada. É um acumulados de situações, traumas, criação de crença que moldaram quem você é hoje.

Sim. Evite deixar a exposição de sol e umidade.

Se faltou alguma dúvida que não foi respondida nesse F.A.Q entre em CONTATO

Você já me segue lá no Youtube?!

Toda semana tem vídeo novo com dicas e fórmulas florais como essa aqui!! =)
Inscreva-se e não perca nenhuma novidade!

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar e Fechar” você concorda com o uso dos cookies, termos e políticas do site. Leia mais